Account

Perguntas e Respostas

  • O que é e para que serve o DNS?

    Visualizar

    O DNS (Domain Name System) é o sistema responsável pela resolução de nomes em endereços IP, deixando a navegação na internet mais simples (já que para humanos normais é mais fácil memorizar um endereço do que um conjunto de números).

    Quando é digitado um endereço web em um browser ou um endereço ftp em um cliente ftp ou em qualquer outra aplicação, esta aplicação pergunta ao DNS quem é este endereço. O papel do DNS é resolver este nome em um endereço IP e retornar para quem o perguntou. Deste modo torna-se possível a navegação através de nomes.

    O DNS é uma estrutura hierárquica onde sua origem se tem a partir de um ponto (.) e a partir daí temos os domínios e os subdomínios.

    Todo host tem um nome e seu nome completo é chamado FQDN (Full Qualified Domain Name), que é composto de duas partes, a parte que identifica o host dentro do domínio e a parte que identifica o domínio, por exemplo, em www.centosbr.org, o www significa o nome do host dentro do domínio centosbr.org, por isso que quando colocamos no browser apenas o centosbr.org a página é exibida normalmente. Nestes casos, a busca do DNS será realizada pelo domínio e não pelo host . A parte .org é chamado de TLD (Top Level Domain) e informa o tipo de domínio que se esta acessando. Os TLDs mais comuns são:

    .com – Comercial
    .edu – Educacional
    .org – Organizacional
    .gov – Governamental
    .mil – Militar
    .arts – Cultural

    Os TDLs também identificam o país de origem dos hosts.

    .br – Brasil
    .jp – Japão
    .nz – Nova Zelândia
    .ca – Canadá

  • Mensagens de erro no DNS?

    Visualizar

    AA - Autoridade sobre o domínio
    Esta não é uma mensagem de erro. O servidor DNS possui os dados do domínio em seus arquivos locais, ou seja, ele está configurado para este domínio.

    TIMEOUT - Tempo esgotado
    O servidor DNS não respondeu a pesquisa no tempo esperado.

    NOAA - Sem autoridade sobre o domínio
    O servidor DNS tem os dados do domínio, porém não em seus arquivos locais e não pode garantir a validade dos mesmos.

    UDN - Domínio Desconhecido
    O servidor DNS não possui dados deste domínio.

    UH - DNS Desconhecido
    O servidor DNS não pode ser achado ou não existe na Internet.

    FAIL - Erro/Falha no DNS
    Ocorreu um erro na comunicação com o servidor DNS.

    QREFUSED - Pesquisa Recusada
    O servidor DNS recusou-se a enviar informações sobre o domínio ao sistema.

    CREFUSED - Conexão Recusada
    O servidor DNS foi contactado mas recusou-se a aceitar uma conexão no serviço DNS.

    Cname - Canonical Name
    O nome informado não é o nome verdadeiro do servidor. É apenas um apelido.

    NOT SYNC ZONE - Zona não sincronizada
    A versão da configuração do servidor DNS para o domínio não corresponde a versão utilizada pelos demais servidores.

  • Como faço para alterar as máquinas DNS delegadas para o meu domínio?

    Visualizar

    Qualquer alteração de dados pode ser feita diretamente no sistema pelos contatos cadastrados*. Para mudar de provedor de hospedagem, você deve alterar* as máquinas DNS que servem o seu domínio. Para alterar as máquinas DNS de um domínio, você deve ser o contato administrativo ou técnico do domínio, entrar no sistema com sua IDentificação e senha, e selecionar o nome do domínio. Na tela seguinte, você terá acesso aos campos com o nome e número IP das máquinas DNS. Lembre-se de que as máquinas DNS que você informar, já devem estar previamente configurado para o domínio.
    Se você não for contato técnico ou administrativo, mas for o contato da entidade, você poderá alterar* o contato administrativo e, em seguida seguir os passos acima.
    Se você não for contato do domínio, entre em contato com os atuais responsáveis (consulte seu domínio através do sistema de pesquisa para saber quem são os contatos) e peça a eles que façam as alterações, conforme descrito acima.

    (*Caso a entidade e domínios não sejam administrados por um Provedor de Serviços)

  • Eu preciso de um provedor para registrar um domínio?

    Visualizar

    O que você precisa na verdade são 2 servidores DNS já configurados para o seu domínio. Em geral quem lhe fornecerá isto será o seu provedor, caso você não tenha infra-estrutura própria. Você pode solicitar o registro de seu domínio sem informar os nomes do servidores DNS de imediato. Você terá 2 semanas, contados a partir da data de envio do formulário, para fornecer ao menos dois servidores DNS configurados para o domínio.